O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para avaliar a incorporação do medicamento ácido meso-2,3-dimercaptossuccínico (DMSA ou succimer) no SUS para o tratamento de intoxicação aguda por mercúrio. A consulta, coordenada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), recebe contribuições da sociedade até 19 de janeiro de 2026 e busca reunir opiniões de cidadãos, profissionais de saúde, pesquisadores e demais interessados. A proposta tem como objetivo ampliar as opções de tratamento para uma condição que pode causar graves danos à saúde, com base em evidências científicas, clínicas e econômicas analisadas pela comissão.
Autor(es): João Moraes Originador(es): Brasil. Ministério da SaúdeMinistério da Saúde abre consulta pública sobre uso de medicamento para intoxicação aguda por mercúrio no SUS
Recurso adicionado em:
25/06/2026
Objetivo:
Informar a população sobre a abertura da consulta pública do Ministério da Saúde para avaliar a incorporação do medicamento DMSA (succimer) no SUS para o tratamento de intoxicação aguda por mercúrio, além de incentivar a participação da sociedade no processo de avaliação e tomada de decisão sobre essa tecnologia de saúde.
Idiomas disponíveis:
Português