Ministério da Saúde abre consulta pública sobre uso de medicamento para intoxicação aguda por mercúrio no SUS

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2026/janeiro/ministerio-da-saude-abre-consulta-publica-sobre-uso-de-medicamento-para-intoxicacao-aguda-por-mercurio-no-sus

O Ministério da Saúde abriu uma consulta pública para avaliar a incorporação do medicamento ácido meso-2,3-dimercaptossuccínico (DMSA ou succimer) no SUS para o tratamento de intoxicação aguda por mercúrio. A consulta, coordenada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), recebe contribuições da sociedade até 19 de janeiro de 2026 e busca reunir opiniões de cidadãos, profissionais de saúde, pesquisadores e demais interessados. A proposta tem como objetivo ampliar as opções de tratamento para uma condição que pode causar graves danos à saúde, com base em evidências científicas, clínicas e econômicas analisadas pela comissão.

Autor(es): João Moraes Originador(es): Brasil. Ministério da Saúde
Recurso adicionado em: 25/06/2026
Objetivo: Informar a população sobre a abertura da consulta pública do Ministério da Saúde para avaliar a incorporação do medicamento DMSA (succimer) no SUS para o tratamento de intoxicação aguda por mercúrio, além de incentivar a participação da sociedade no processo de avaliação e tomada de decisão sobre essa tecnologia de saúde.
Idiomas disponíveis: Português
Succímero, Intoxicação por Mercúrio, Consulta Pública, Sistema Único de Saúde, Saúde Pública, Participação Social
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.

More related