O Ministério da Saúde realizou um webinar do programa “Diálogos em Saúde Ambiental” para apresentar o Plano Mercúrio e fortalecer as ações de vigilância ambiental no Brasil. O encontro destacou os riscos do mercúrio, um metal altamente tóxico que afeta principalmente populações vulneráveis, como indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores expostos, gestantes e crianças. O plano prevê medidas como a criação de um centro de referência na Amazônia, ampliação da capacidade de análise do SUS, incentivo à pesquisa e integração entre saúde, meio ambiente e educação. Com execução prevista entre 2025 e 2030, a iniciativa busca prevenir a exposição ao mercúrio, monitorar áreas de risco e proteger a saúde das populações mais afetadas, especialmente na região amazônica.
Autor(es): Suellen Siqueira Originador(es): Brasil. Ministério da SaúdeEncontro online apresenta ações estratégicas para proteção de populações expostas ao mercúrio
Recurso adicionado em:
25/06/2026
Objetivo:
Informar sobre a realização de um encontro on-line promovido pelo Ministério da Saúde para divulgar o Plano Mercúrio, conscientizar sobre os riscos da exposição ao mercúrio e apresentar as estratégias de vigilância, prevenção e promoção da saúde voltadas à proteção das populações mais vulneráveis à contaminação por esse metal tóxico.
Idiomas disponíveis:
Português