Como parte das ações do Brasil na COP 30, Ministério da Saúde lança Plano Mercúrio

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/novembro/como-parte-das-acoes-do-brasil-na-cop-30-ministerio-da-saude-lanca-plano-mercurio

O Ministério da Saúde lançou, durante a COP-30 em Belém (PA), o Plano Mercúrio, uma estratégia inédita para proteger populações vulneráveis da contaminação por mercúrio, especialmente indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores expostos e pessoas afetadas por rompimentos de barragens. Com execução prevista entre 2025 e 2030, o plano reúne 44 ações e 224 atividades voltadas ao fortalecimento do SUS, incluindo a criação de um centro de referência na Amazônia, ampliação da capacidade laboratorial, incentivo à pesquisa e integração entre saúde, meio ambiente e educação. A iniciativa busca reduzir os impactos de um dos produtos químicos mais perigosos para a saúde pública, agravados pelo avanço do garimpo ilegal e pela falta de dados consolidados sobre a exposição ao mercúrio no Brasil.

Autor(es): Suellen Siqueira Originador(es): Brasil. Ministério da Saúde
Recurso adicionado em: 25/06/2026
Objetivo: Informar sobre o lançamento do Plano Mercúrio pelo Ministério da Saúde durante a COP-30, destacando as ações que serão implementadas para prevenir, monitorar e reduzir os impactos da contaminação por mercúrio na saúde de populações vulneráveis, fortalecendo a vigilância, a assistência e a proteção dessas comunidades por meio do SUS.
Idiomas disponíveis: Português
Mercúrio/toxicidade, Saúde Pública, Saúde de Populações Indígenas, Populações Vulneráveis, Planejamento em Saúde/organização & administração, Gestão em Saúde
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.

More related