O Ministério da Saúde lançou, durante a COP-30 em Belém (PA), o Plano Mercúrio, uma estratégia inédita para proteger populações vulneráveis da contaminação por mercúrio, especialmente indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores expostos e pessoas afetadas por rompimentos de barragens. Com execução prevista entre 2025 e 2030, o plano reúne 44 ações e 224 atividades voltadas ao fortalecimento do SUS, incluindo a criação de um centro de referência na Amazônia, ampliação da capacidade laboratorial, incentivo à pesquisa e integração entre saúde, meio ambiente e educação. A iniciativa busca reduzir os impactos de um dos produtos químicos mais perigosos para a saúde pública, agravados pelo avanço do garimpo ilegal e pela falta de dados consolidados sobre a exposição ao mercúrio no Brasil.
Autor(es): Suellen Siqueira Originador(es): Brasil. Ministério da SaúdeComo parte das ações do Brasil na COP 30, Ministério da Saúde lança Plano Mercúrio
Recurso adicionado em:
25/06/2026
Objetivo:
Informar sobre o lançamento do Plano Mercúrio pelo Ministério da Saúde durante a COP-30, destacando as ações que serão implementadas para prevenir, monitorar e reduzir os impactos da contaminação por mercúrio na saúde de populações vulneráveis, fortalecendo a vigilância, a assistência e a proteção dessas comunidades por meio do SUS.
Idiomas disponíveis:
Português