Ministério da Saúde debate saneamento e ameaças à saúde dos povos originários do Brasil

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/novembro/ministerio-da-saude-debate-saneamento-e-ameacas-a-saude-dos-povos-originarios-do-brasil

O Ministério da Saúde, por meio da SESAI, discutiu na 30ª Cúpula do Clima da ONU a importância do saneamento básico e do acesso à água potável para a saúde dos povos indígenas no Brasil, destacando os impactos da contaminação por mercúrio, do garimpo ilegal e do uso de agrotóxicos nos territórios. A agenda também reforçou a necessidade de justiça climática, sustentabilidade e governança intercultural, além da valorização das medicinas indígenas. Paralelamente, o governo informou investimentos de mais de R$ 222 milhões entre 2023 e 2025 em obras de saneamento na Amazônia Legal, com implantação de sistemas de abastecimento de água, filtros e outras medidas para reduzir doenças e a exposição a contaminantes.

Autor(es): Luiz Cláudio Moreira Originador(es): Brasil. Ministério da Saúde
Recurso adicionado em: 24/06/2026
Objetivo: Informar sobre as discussões e ações do Ministério da Saúde, por meio da SESAI, para melhorar o saneamento básico e o acesso à água potável nos territórios indígenas, destacando a relação entre saúde indígena, justiça climática e os impactos de contaminantes como o mercúrio, além de apresentar os investimentos e iniciativas voltados à prevenção de doenças e à proteção dos povos originários.
Idiomas disponíveis: Português
Saneamento Básico, Saúde de Populações Indígenas, Mercúrio/toxicidade, Agroquímicos/toxicidade, Água Potável
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.

More related