Mapa de evidências - Doenças Crônicas Não Transmissíveis

https://public.tableau.com/app/profile/bireme/viz/DCNT-pt/evidence-map

Este mapa de evidências apresenta estratégias para o cuidado de pessoas com as seguintes Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): Diabetes Mellitus Tipo 2, Hipertensão Arterial sistêmica e Obesidade. A partir de uma ampla busca bibliográfica realizada para o desenvolvimento de 7 revisões rápidas, 93 estudos de revisão foram incluídos no mapa (62 revisões sistemáticas, 31 revisões sistemáticas com meta-análise). Com base na ferramenta AMSTAR2, foi avaliado o nível de confiabilidade para a evidência reportada nestes estudos, resultando em 2 revisões de nível alto, 5 revisões de nível moderado, 10 revisões de nível baixo e 76 revisões de nível criticamente baixo. Todos os estudos foram avaliados, caracterizados, categorizados por uma equipe multiprofissional organizada em pares, composta por pesquisadores que atuam nas áreas de Saúde Coletiva e Políticas Informadas por Evidências. Principais Achados: ● As revisões avaliaram o efeito de 26 intervenções distribuídas em 5 grupos: Teleconsulta/eHealth, Tratamento farmacológico, Automonitoramento/autogerenciamento, Educação, e Serviço de saúde; ● As intervenções foram associadas a 22 desfechos relacionados às DCNT distribuídos em 3 grupos: resultados clínicos, resultados não clínicos e segurança; ● No total foram encontradas 196 associações entre intervenções, desfechos e efeitos nos estudos selecionados. A maior parte das associações foi com intervenções de cuidado assistencial (32 associações) e intervenções combinadas (24 associações); ● Os desfechos que receberam maior número de associações foram: Pressão Arterial (36 associações), Peso corporal (34 associações), Adesão ao tratamento farmacológico (29 associações) e Satisfação do paciente (21 associações).

Originador(es): BIREME/PAHO/WHO
Recurso adicionado em: 12/04/2024
Objetivo: Apresentar estratégias para o cuidado de pessoas com as seguintes Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): Diabetes Mellitus Tipo 2, Hipertensão Arterial sistêmica e Obesidade.
Idiomas disponíveis: Português
Doenças não Transmissíveis, Promoção da Saúde, Diabetes Mellitus Tipo 2, Obesidade, Hipertensão, Mapa de Evidencias, Promoção da Saúde
  • Compartilhar
  • Sugerir uma palavra-chave
    [X]
    Sugestões
    Separadas por virgula
    [X]
    Obrigado por sua sugestão.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.
  • Informar um erro
    [X]
    Motivo
    Novo Link (opcional)
    [X]
    Obrigado por informar este problema.
    Problemas de comunicação. Por favor tente novamente.

More related